quarta-feira, julho 11, 2007

Dar esmolas aos meninos de rua (yeap or nop!?!)

É interessante pensarmos em algumas coisas comuns que nos acontecem todos os dias, mas principalmente nos finais de semana quando saímos a lazer.

“Hey, tio, compra um desse pra mim” – Disse o menino apontando pra um chaveirinho daqueles que piscam colorido.

E eu me detive no pensamento “Para tudo!... Eu virei PAI desse menino!?”.

Quando se tem fome é uma coisa... mas, e o VÍCIO de pedir!?

Daí, parei pra pensar: “Porque, geralmente, eu me sensibilizo com os pedidos dos meninos de rua?!”. Aí, logo me veio a resposta:

Primeiro – Quando eu era criança já pedi um brinquedo pro meus pais e eles recusaram!!! O que COM CERTEZA partiu meu coração de criança. E EU ME PROJETEI NO LUGAR DO MENINO E QUIS LIVRAR ELE DA FRUSTRAÇÃO.

Segundo – Também, por mais uma vez eu ME PROJETEI no lugar dele. Coloquei-me assim: JÁ PENSOU SE EU PERDESSE TUDO E FOSSE VIVER NA RUA COMO ELE, QUE SOFRIMENTO GRANDE!!!

Quando, na verdade, para ele que já nasceu onde na rua, já há o costume com a vida que se tem. NOS SEMPRE NOS DAMOS MAL COM AS PERDAS, mas não é o caso dele! Nos imaginamos ele PERDENDO TUDO e indo viver na rua, O QUE PODE ATÉ TER ACONTECIDO COM O PAI DELE, mas não com ele!!

Imagine tua vida, tudo o que você tem: Internet, comida boa, saídas pra divertir, andar de carro (nem que seja de carona), estudar... etc... Imagina perder tudo isso e ir pras ruas, no frio, na hostilidade, na fome, etc... Dá dó...

Agora imagina o Príncipe William, com todos os luxos de um PRINCIPE, a renda suficiente pra fazer muita coisa... agora imagina ele perdendo tudo isso e vindo pra LIMITAÇÃO DAS NOSSAS VIDA, não se tem grana pra ta saindo sempre, não tem mordomo pra nos servir, nos vestir, motorista pra nos levar em todo canto (ter que pegar ônibus), a internet é ultra lenta (“Pó, aki ninguém tem nada maior que 512 de velocidade, que absurdo!!!!!”), e bla bla bla... já imaginou o sofrimento dele né...

Aí, nos paramos e chamamos ele de FRESCO!!!! É TÃO NORMAL PRA MIM. E DA MUITO BEM PRA SER MUITO FELIZ COM A VIDA QUE TENHO.

E o que será que o menino de rua diria se trocarmos os papeis!!???

Aí eu pergunto, no caso do menininho (menor de idade) que vem pedindo, uma futilidade, ou DINHEIRO... se nós DAMOS dinheiro pra ele. O QUE ESTAREMOS ENSINANDO A ELE!? Que sempre que ele vier com essa carinha meiga e angelical, de olhos grandes e brilhantes, PEDIR, nós SEMPRES IREMOS DAR. E ele não vai aprender nenhum ofício. Pois, existe coisa mais FACIL que pedir!?

Quantas vezes os via BRINCANDO de dar paulada em ferros de placas de transito e quando me via imediatamente vinha um “Tio, me dá déi (leia-se Dez centavos)!”

Aí eu pergunto também, quando ele tiver na puberdade, lá pros seus 13 ou 14 anos que PERDER A CARINHA AGELICAL, com o que nos convencerá a DARMOS dinheiro a ele!?

Já pensou na FRUSTRAÇÃO QUE ELE VAI TER?! E na raiva que terá “desse povo” que se derretia por ele, e agora finge que ele não existe!?

Aí qual a solução que eles encontram?! O ESTUDO GRATUITO DE QUALIDADE QUE TEMOS A OFERECER ou a criminalidade!?

E eu os pergunto, e quem será o ALVO DE RAIVA DELES!?

SEGUE NO PROXIMO POST!

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Odeio dar esmolas..
Mas sempre compro quando vendem qualquer coisa, balas, canetas, adesivos. É dígno né? E tenho raiva de dar esmolas.. E a 'pedilança' hoje é tão descarada aqui em Brasília que os moleques nem pedem pra vigiar mais, na hora que a gente desse do carro eles já pedem uma moedinha. Meu marido sacanea os meninos e dá uma de um centavo... Eu já esculhambo logo: "Que carai de moedinha!"


=]

11:14 AM  
Blogger Maurício Saldanha said...

Pois em SP mesmo tem um caso que aconteceu ( e pelo que sei ainda ocorre) de um homem que estava com vários livros no carro para dar doar a uma instituição. O menino veio pedir esmolas e ele disse que não tinha dinheiro mas que tinha um livro. O menino ficou surpreso inicialmente mas aceitou. E o cara começou a tomar isso como uma coisa a se fazer todos os dias. E ele passava pra ver se estava dando certo e diz que em todos os casos ou o menino estava vendo o livro enquanto a sinaleira estava aberta ou a mãe lendo pras crianças e teve até mesmo um caso de uma criança que disse´: eu já ganhei mas meus amigos querem saber se você tem mais livros. Nossa... incrível isso!

4:25 PM  
Anonymous Mani Wri8s said...

https://youtube.com/channel/UCls4_ibvcL1onLmbAcygKFw

2:14 AM  

Postar um comentário

<< Home