quarta-feira, julho 26, 2006

“Um esquizofrênico vê alucinações!? Ou o que ele vê é real!?”

É o meu ponto de partida, a primeira pergunta do post anterior. Vos pergunto, o que você considera real? O que os olhos enxergam e os dedos sentem!? O que TODOS vêem e sentem?!

Se estas sozinho no teu quarto e escuta uma porta abrindo, do outro lado da casa; considera isso um acontecimento real, pelo fato de TER ESCUTADO a porta, ou não terias como provar nada, pois não havia ninguém pra confirmar o acontecido junto contigo?

Em resumo, para considerares algo como real, basta tomares conhecimento de algo, ou precisas da confirmação de alguém além de ti?

Para a Ciência, precisamos de algo concreto. Por isso a Ciência só prova as “coisas que existem”.

A Ciência nunca provará que o Pé-Grande não existe! Pois, só há ciência se houver DADOS. E neste caso não é possível relatar nada.

A Ciência não conseguiu detectar o Colega de classe, o agente da CIA e a menininha (sobrinha do colega), que John Nash afirma ver. Ele que é matemático e diagnosticado Esquizofrênico, e é retratado no filme “MENTE BRILHANTE”.

Como podemos ver no filme, ele enxerga, escuta, conversa, TOCA, SENTE. A única diferença é que, outros o convencem de que AQUILO NÃO È REAL.

Já se imaginaram na situação em que te prendem e dizem “esse que você diz ser seu melhor amigo não existe, estamos levando você pra se tratar e esquecer ele”. E você ter que se desfazer de todo o amor, de toda a relação que tem para com essa pessoa que você TEM CERTEZA de que está ali!?

Quando estamos em um sonho, tudo o que sentimos é uma ilusão!? Qual a diferença entre o sonhado e o observado (acordado)!?

Qual a diferença entre o sentir o cheiro de uma rosa e fechar os olhos lembrar-se, pensar no cheiro e o sentir!?

O que é real pra você!? O que VOCÊ sente ou o que os OUTROS sentem!? O que nos faz depender dos outros pra afirmar algo nosso!? Que insegurança em si mesmo é essa!? Temos tanto medo assim de afirmarmos o que sentimos?!

Responderei toda a minha visão sobre isso no próximo post (que já está escrito), mas antes gostaria de escutar o que pensam sobre isso. Ficarei muito grato com a discussão sobre o tema.

3 Comments:

Blogger julia said...

pô aivan
acho q quase já cheguei a endoidar de tanto discutir isso com algumas pessoas e comigo mesma..
hoje em dia eu n sei mais o que é real ou fictício,se eu for falar sobre algo p alguém,poque tem coisas que eu sei que são literalmente reais p mim,mas se ditas p outras pessoas seriam consideradas como ilusões ou até mesmo loucura.
é isso

11:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

'são literalmente reais p mim,mas se ditas p outras pessoas seriam consideradas como ilusões ou até mesmo loucura.'
por isso q se diz q ninguém eh normal...
legal mesmo eh compartilhar loucura com os outros. lógico q se respeitando, e tendo consciencia d q ninguem eh o dono da verdade! ja q refletimos nossas emoçoes nas pessoas, conhecer gente talvez seja o melhor caminho pra se conhecer...
e aquele q fica queto no seu canto, fechado pro mundo, nas verdade tem medo de si mesmo...
'é isso' hehe
aaaaaaaaa e parabéns pelo blog, vc escreve umas coisinhas tmo interessantes hehe
um abraço

3:06 PM  
Blogger Unknown said...

E quanto a realidade virtual? Não é uma espécie de esquizofrenia, montar um avatar - originalmente um construto humano para determinado deus se disfarçar, e assumir uma outra personalidade num mundo virtual, por si só alucinógeno. Talvez tenhamos que rever Timothy Leary e Mckeena. Na década de 60, havia o elogio da paranóia nos poetas paulistas udigrudi como Roberto Piva e a geração dos novíssimos. Acho que hoje o mundo eforça-se tanto pra se tornar real que acaba tornando-se alucinógino e esquizofrênico.

10:14 AM  

Postar um comentário

<< Home