domingo, julho 30, 2006

Real ou Ilusão ?

Segue aqui a minha visão sobre o tema do post anterior.


O que um esquizofrênico, como também qualquer um de nós, enxerga é o REAL, ninguém nunca provará que o que você vê existe, ou que não existe. O mundo que sentimos é o NOSSO mundo real. Não existe um mundo OBJETIVO, único, que é o mesmo pra todos. O que existe é o SEU mundo. Sabe aquela frase “cada cabeça um mundo”.

Então, o NOSSO mundo é formado DENTRO DE NÓS. Segundo a Neurologia o cérebro não vê diferença entre o que ele enxerga e o que pensamos: quando fechamos os olhos e pensamos numa pizza, o cérebro ativa os mesmos neurônios que se ativam quando VEMOS uma pizza.

Portanto, NÓS criamos o que vemos no mundo. Lá fora há o CAOS. Somos nós quem damos a ORDEM, mas fazemos isso dentro de nós. E fazemos isso de uma maneira particular. Por isso cada pessoa enxerga o mundo DO SEU PROPRIO JEITO.

Quando olhamos pra uma nuvem e enxergamos um coelhinho, NINGUÉM foi lá e moldou um coelhinho. As moléculas que compõe a nuvem estão todas desarrumadas e “jogadas” no céu. Você é quem ENXERGA um coelhinho. Ele não existe lá! Ele está em você.

E, por que seu amigo que estava ao seu lado olhou pra mesma nuvem, na mesma hora e viu um cisne!? O que te fez enxergar um coelhinho e o fez enxergar um cisne!?

O que te faz enxergar um coelhinho numa nuvem é a EMOÇÃO que você carrega consigo naquele instante. Você projeta emoções, como um projetor faz com a película dos filmes. Dá pra se notar isso fácil naqueles quadros abstratos (um fundo branco borrado de tinta preta) que vemos os psicólogos dos filmes mostrar aos pacientes perguntando o que eles vêem no quadro de imediato. Por que isso FALA sobre as emoções do paciente.

Não fazemos isso só com a nuvem, fazemos isso com TUDO. Projetamos em TUDO as nossas emoções.

Damos ORDEM ao CAOS e assim CRIAMOS o nosso mundo. Então, se a ILUSÃO é uma criação da nossa mente, não há diferença entre ela e o MUNDO REAL. Pois, ambos são criações nossas.

O que poderíamos tomar pra diferenciar os dois está na escolha: QUAL DELES EU ESCOLHO PRA VIVER!? Assim, o que chamamos MUNDO REAL é o mundo que CRIAMOS e que ESCOLHEMOS como nosso, pra viver. E é importante lembrar que ESCOLHEMOS a partir de nossas emoções.

Por isso é muito fácil escolhermos pra viver um MUNDO TRISTE, baseado em algo pessimista quando estamos pra baixo. Aí fica fácil de entender:

Precisamos de um MUNDO TRISTE E INJUSTO pra podermos JUSTIFICAR o MOTIVO pelo qual estamos tristes.

Então, do meu mundo só sei eu! E eu não sei do mundo de ninguém. E AINDA ASSIM AMAMOS, ODIAMOS e MANTEMOS RELAÇÕES sem nunca “nos tocarmos”.

O OUTRO (qualquer pessoa que não seja você), nunca mostra realmente ele, já que você o sente através da “interpretação” da sua cabeça. Então, nunca enxergamos o outro como ELE é. Mas como NÓS SOMOS. O outro é o nosso espelho. Sempre nos conta algo sobre nós mesmos.

Amamos o outro porque ele faz parte de nós. Assim, amamos o pedacinho de nós que PROJETAMOS nele. O odiamos também pelo mesmo motivo. Aliás, só enxergamos, sentimos, notamos (ou qualquer outro termo parecido), o que faz parte de nós. Algo que não faça parte de nós, sem notamos. Pois não projetamos em nada, pra poder enxergar de volta.

Então, qual a única coisa que posso afirmar que existe!? EU MESMO.

A partir daqui a história fica mais longa. É mais fácil olharmos e apontarmos para os outros do que pra nós mesmos. Como já vimos que o outro é o nosso espelho, quando falamos do outro estamos falando de nós mesmo e quando criticamos o outro estamos falando do que não aceitamos em nós (e projetamos nos outros, por que é mais fácil culpar o outro do que admitir que também somos assim).

É difícil nos aceitarmos quando nos descobrimos, não é verdade?! È mais fácil apontar pro outro, não é!? Mas a única “coisa” real é você mesmo. O caminho se estende em se descobrir, se aceitar, se amar...

Quer mudar o mundo!? Comece mudando uma “pequena grande” parte dele: você.

P.S.: Procurem e ouçam a música “EU ME AMO” do Ultraje A Rigor, ela fala bem mais que eu.


Por Ivan Lopes B. Neto.

7 Comments:

Blogger Aya! said...

Eu comento a minha opinião aqui...(vi um pouco atrasada o outro post...=p)
Eu acho mesmo que cada um tem seu próprio mundo...
É engraçada a psicologia humana...
Tudo que vemos, sentimos, achamos, é verdade pra nós, ainda que não seja para o outro.
É um assunto a se passar muito tempo discutindo.

6:42 PM  
Blogger Luana said...

Brigada pela visita, viu? :)

Adorei o seu blog! Voltarei sempre...

Beijos!
:)

10:44 AM  
Blogger Sue Hellen said...

vc é foda baby, ouvirei a musica.
tchau, te vejo na casa do cunhão.
;*

7:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Weeeeeeeeeeeeee!
Bom texto, Ivan! Exemplos legais, comparações legais, argumentos legais, enfim... Legal! aehaeuauheuahea XD
A foto do perfil q ficou meio estranha, mas tudo bem... aheauehauea
Falow, cara! Escreva mais, escreva mais! XD
Q a força feliz do weeeeeeeeeeeee esteja com vc.

7:50 AM  
Blogger julia said...

aivaaaaaaaaaaan
poe mais coisa aquii
eu gosto tanto lê o q tem aqui

;************

12:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

ei! tão parecido com nossas conversas.
=~~(

0o0o0ow saudades disso viu?!


suma não!

xeroooo

1:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

"O OUTRO (qualquer pessoa que não seja você), nunca mostra realmente ele, já que você o sente através da “interpretação” da sua cabeça. Então, nunca enxergamos o outro como ELE é. Mas como NÓS SOMOS. O outro é o nosso espelho. Sempre nos conta algo sobre nós mesmos."

12:51 AM  

Postar um comentário

<< Home